O sistema operativo mais recente da Microsoft vai ser reforçado com uma ferramenta de edição de vídeo que permite cortar e ajustar clipes de vídeo, inserir transições e até gravar o que se está a passar no ecrã. A Clipchamp vai integrar uma timeline, como acontece com o Adobe Premiere Pro e outros semelhantes, e a Microsoft planeia ainda incluir o gerador de texto-para-voz baseado em Azure que permite fazer dobragens em 70 idiomas facilmente. Para o armazenamento, o utilizador pode contar com integração com o OneDrive.
A app vai ser incluída de raiz nos novos aparelhos com Windows 11. Além desta novidade, a Microsoft vai lançar uma atualização para o sistema operativo que incide na funcionalidade de Pesquisa, permitindo que sejam apresentados resultados mais adequados, ao lado de conteúdos como ilustrações divertidas ou relacionados com os termos a procurar, explica o The Verge. Esta atualização vai também chegar ao Windows 10.
No sistema operativo mais recente, a empresa vai melhorar a Fila de Impressão, o Quick Assist e a Windows Sandbox com o aspeto e cores do esquema Fluent e renomear o Windows Media Player para Windows Media Player Legacy, colocando-o um passo próximo do fim, com a previsível substituição pela nova app Media Player.
O lançamento das atualizações e novidades deve acontecer ao longo dos próximos meses, de forma faseada.