Os utilizadores que instalaram aquela que seria a última atualização do Windows 7 encontraram um bug relacionado com o papel de fundo que fazia com que fosse mostrado um ecrã a negro quando o computador reiniciava. Quem configurasse a máquina para ter uma imagem com a opção de alargar acabava por ver um ecrã de fundo todo preto quando o PC fosse reiniciado. No Reddit e nos fóruns de suporte da Microsoft multiplicaram-se as queixas, o que forçou a empresa de Redmond a preparar e lançar mais uma atualização.
A BBC cita Graham Cluley, consultor de segurança, que escreveu no Twitter: «não demorou muito. A Microsoft recua no «não há mais atualizações para o Windows 7» para corrigir o bug do papel de fundo alargado».
O plano original da Microsoft era disponibilizar a nova versão apenas para os subscritores do programa ESU (de extended security updates), mas a empresa acabou por decidir incluir a correção numa atualização que será disponibilizada para todos os utilizadores do Windows 7 e do Windows Server 2008 R2 SP1.
Recorde-se que a empresa parou de suportar o Windows 7 a 14 de janeiro, embora os membros do programa ESU ainda continuem a receber atualizações de segurança. A StatCounter estima que um em cada quatro utilizadores do Windows ainda têm a versão 7 instalada, apesar das várias recomendações para se atualizar para o Windows 10.