Plague Inc. foi desenvolvido com os propósitos inversos ao dos médicos e autoridades chinesas no combate ao coronavírus, que já vitimou 17 pessoas com pneumonia – mas já alcançou o topo da popularidade dos fãs de videojogos chineses. O jogo, que foi desenvolvido há oito anos pela produtora britânica Ndemic Creations, atribui a cada jogador a função de disseminar uma pandemia à escala global com o objetivo de acabar com a espécie humana. Hoje, é a app de jogos mais distribuída na China, provavelmente à boleia do efeito mediático produzido pelo coronavírus.
Segundo a BBC, o jogo conta atualmente com mais de 120 milhões de downloads efetuados. O canal de TV britânico refere ainda que a Ndemic Creations tem vindo a encaminhar para a Organização Mundial de Saúde vários pedidos de informação de jogadores chineses que pretendem saber mais sobre o coronavírus.
Nas caixas de comentários associados ao jogo, há referências de utilizadores que justificam o interesse em Plague Inc. com a necessidade de conhecer melhor a disseminação de pandemias.
Em Plague Inc. cada jogador deve enveredar por estratégias para tornar uma pandemia bem-sucedida. As diferentes ações têm de ser tomadas antes que a comunidade científica desenvolva métodos de profilaxia ou terapêuticas eficazes. Ao longo dos oito anos de existência o jogo foi nomeado para vários prémios, mas, pelas razões menos desejáveis, o sucesso só se materializou bastante depois do lançamento.