A gravação de chamadas telefónicas era possível antes do Android Pie (versão 9.0), mas deixou de haver uma Interface de Programação de Aplicações (API na sigla em inglês) oficial para o efeito a partir da versão Marshmallow (versão 6.0). Agora, Mishaal Rahman, da comunidade XDA Developers, confirma ter encontrado indícios no código da aplicação Phone (Telemóvel), em alguns equipamentos, que apontam para essa possibilidade estar de novo a ser equacionada. Segundo Rahman, parece estar a ser preparado o terreno para o lançamento de uma atualização que volte a permitir a gravação das chamadas por parte do utilizador.
Ainda não há confirmações oficiais por parte da Google de que a funcionalidade venha a estar disponível de forma global, mas a Xiaomi já anunciou recentemente que teria esta opção. Os telefones Xiaomi vendidos na Europa têm a app Telemóvel como a ferramenta de gestão predefinida, o que faz com que estes utilizadores não tenham acesso à gravação de chamada que a empresa disponibiliza na interface MIUI. No entanto, a fabricante chinesa já tinha afirmado que a opção seria acessível em 2020.
No passado, a Google já tinha revelado estar a trabalhar numa API para gravação de chamadas para futuras versões do Android, o que abriria caminho a aplicações de terceiros mais fiáveis.
Espera-se que a empresa revele mais novidades sobre o tema na conferência Google I/O em maio ou quando o Android 11 for anunciado.