Foi descoberta uma falha de segurança no WhatsApp que deixa as mensagens e ficheiros partilhados pelos utilizadores vulneráveis a ataques. Ao enviarem um GIF aos utilizadores, os hackers conseguiam ganhar acesso a todos os conteúdos no dispositivo do recetor.
De acordo com a publicação TheNextWeb, a descoberta foi feita por um programador cuja alcunha é “Awakened” que explica que o erro se traduz numa anomalia na memória da aplicação. O erro pode levar a app a ter erros de funcionamento, bem como “abrir portas” para o dispositivo da vítima – basta o utilizador interagir com o GIF.
O programador explica que a falha de segurança afeta maioritariamente dispositivos Android com a versão 8.1 e 9.0 do sistema operativo, mas que não afeta a versão 8.0. «No entanto, o erro pode afetar os dispositivos com versões mais velhas do Android», disse Awakened numa publicação. A Facebook já tomou conta da ocorrência e aconselhou todos os utilizadores que possuem WhatsApp a atualizarem a app de forma a evitarem ataques desta natureza.
Recorde-se que recentemente outra falha de segurança com que uma empresa israelita se aproveitasse de uma falha de segurança no módulo relativo às comunicações de voz sobre IP (VoIP) do WhatsApp.