A Google está a testar o Google Play Pass, um serviço de subscrição para aplicações do sistema operativo Android. No passado já tinham surgido informações de que a tecnológica estava a trabalhar numa nova modalidade de monetização para o seu ecossistema de conteúdos e agora é a própria empresa quem confirma a novidade.
A informação é avançada pela publicação Android Police. De acordo com os dados divulgados, o Google Play Pass está a ser testado com um preço mensal de cinco dólares, o equivalente a 4,5 euros, e garante aos utilizadores acesso a «centenas de aplicações premium, jogos sem publicidade e compras dentro das aplicações (in-app)».
O serviço de subscrição também vai incluir «aplicações de música premium» e «monitorizadores de atividade física», segundo a descrição do Google Play Pass que está a surgir aos utilizadores de teste. Ou seja, apesar de o grande foco ser o mercado dos videojogos, o serviço vai ser mais abrangente.
A Google refere a existência de um plano familiar, o que permite que uma única subscrição possa ser associada a mais do que uma conta – mas o preço para este plano ainda não é conhecido.
Esta parece ser a resposta da empresa responsável pelo Android ao serviço Apple Arcade que foi anunciado pela rival em março. No caso da Apple, o serviço de subscrição é inteiramente focado em videojogos, vai dar acesso a títulos exclusivos e também abrange os computadores Mac. A nova plataforma da marca da maçã vai ficar disponível «no outono» em mais de 150 países.