As normas gráficas da Google para developers já incluiam recomendações sobre a utilização de temas mais escuros e, nos últimos tempos, foram surgindo cada vez mais rumores de que a Google se preparava para estrear um dark mode no próprio Android.
A empresa foi colocando este modo nas versões de teste, para o retirar na versão final do sistema operativo. O Android Q será o primeiro a ter este modo de origem, segundo Stephanie Cuthbertson, da Google, durante a apresentação na conferência I/O.
A poupança de bateria acontece apenas nos ecrãs OLED, onde a utilização de cores mais escuras significa que menos pixeis têm de ser iluminados, lembra o ExtremeTech. Este modo está disponível já na versão beta do sistema operativo, mas só poderemos perceber o efeito completo quando os developers ajustarem também as suas aplicações para que possam entrar em dark mode quando o sistema operativo o fizer.
Durante a demonstração, a Google mostrou como ficam o Twitter ou o Google Photos neste modo. No entanto, nem sequer todas as aplicações da Google estão ainda prontas a funcionar em dark mode para já.
A versão final do sistema operativo móvel deve chegar aos primeiros telefones durante o outono.