A Google vai começar a cobrar dinheiro aos fabricantes para que estes possam instalar as apps Android da empresa nos smartphones que forem vendidos na Europa. A notícia foi avançada pelo The New York Times, confirmada por um post oficial e é uma forma da Google passar a estar de acordo com a regulação, depois de já ter sido alvo de avultadas multas por parte da Comissão Europeia.
Em causa têm estado acusações de que os fabricantes eram obrigados a dar tratamento preferencial às apps da Google em relação aos concorrentes, pré-instalando-as nos dispositivos móveis. A Google recorreu aos tribunais para contestar as multas, mas vai mesmo avançar com medidas para impedir que seja alvo de novos processos.
Apesar de não ter sido adiantada uma data oficial para a entrada em vigor da medida, a Google confirmou que vai introduzir um novo acordo de licenciamento pago para smartphones e tablets lançados no mercado europeu. Segundo o The New York Times, a decisão vai afetar o Google Play, YouTube, Gmail e Google Maps, por exemplo.