A maior parte dos dispositivos equipados com processadores Intel Atom Clover Trail chegaram ao mercado na época do Windows 8 por volta de 2013 e eram produtos (híbridos, principalmente) de entrada de gama. A atualização gratuita para Windows 10 disponibilizada pela Microsoft permitiu que essas máquinas passassem a contar com a versão mais recente do sistema operativo, só que os PCs com estes chips já não conseguem instalar a atualização mais recente, o Creators Update.
O caso foi revelado pela ZDNet e confirmado oficialmente pela Microsoft. A empresa de Redmond explica que as máquinas com Intel Clover Trail receberão o Windows 10 Anniversary Update e adianta que irá disponibilizar atualizações de segurança até janeiro de 2023 (data que coincide com o final do período de suporte para o Windows 8.1).
Como recorda o The Verge, os processadores Atom foram criados com o intuito de oferecer maior eficiência energética para dispositivos de entrada de gama com Windows 8.1. Porém, muitos consumidores acabaram por privilegiar as máquinas com Intel Core para conseguirem obter uma melhor performance.