Brendan Eich criou a Brave Software com o objetivo de desenvolver um navegador com o mesmo nome. Eich é considerado um dos pioneiros da Web, com um papel importante na criação do Javascript, e é uma das figuras centrais no desenvolvimento do Firefox.
O browser Brave é compatível com Windows, Mac OS X e smartphones com Android ou iOS. «É como pôr cloro na água da piscina», explica Eich. O CEO da Brave Software explica que temos de desligar o sistema mau, referindo-se aos anúncios intrusivos e às questões da privacidade.
O navegador consegue carregar páginas duas a quatro vezes mais rápido do que outros programas mobile e 1,4 vezes mais rápido no computador. Este desempenho é conseguido desativando os anúncios online e também outros elementos que detetam e monitorizam o comportamento dos utilizadores. O objetivo é conseguir um equilíbrio entre manter a privacidade, conseguir uma navegação rápida e evitar que o utilizador seja bombardeado com anúncios.
Numa primeira fase, o navegador não vai mostrar anúncios, mas o fundador da startup pretende utilizar a pouca informação que é recolhida para também mostrar publicidade, de forma a conseguir ganhar dinheiro com o programa.
O Brave foi desenvolvido sobre o código do Chromium e pode ser descarregado gratuitamente.