É uma Appathon e tem os olhos postos no Espaço – mas primeiro terá de fazer escala por Coimbra e Barcelona. O Centro de Incubação da Agência Espacial Europeia (ESA) em Portugal, que opera no Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, anunciou que vai albergar uma sessão de produção de “apps espaciais” nos dias 24 e 25 de janeiro.
As apps produzidas nesta primeira Appathon vão disputar um lugar na ESA App Camp de Barcelona (de 25 a 3 de março), que por usa servirá para escolher a “aplicação espacial” vencedora de entre as propostas escolhidas por appathons levadas a cabo por outras entidades europeias.
A inscrição na appathon de Coimbra é gratuita – e os interessados apenas terão de se registar no site do evento até ao dia 19 de janeiro e comparecer no local e nas datas definidas com um portátil e ideias de aplicações que possam ser úteis que possam ser úteis para a indústria espacial ou que possam tirar partido das tecnologias e serviços hoje usadas no Espaço.
O comunicado do Centro de Incubação da ESA em Portugal vão poder criar as suas apps a partir dos repositórios e fontes de informação fornecidos por diferentes intervenientes da indústria espacial. Os vários trabalhos vão poder ficar alojados num serviço de cloud computing da SAP.