Uma das maiores críticas recai sobre a quantidade de apps que existem na Windows Store e que só servem de treino para outras apps ou que oferecem downloads gratuitos de outras aplicações. A Microsoft definiu regras claras para a utilização de nomes e ícones para ajudar os utilizadores a guiarem-se pelos conteúdos existentes e insistiu para que todos os developers seguissem as novas regras. Agora, sabe-se que a empresa já removeu mais de 1500 apps que não respeitaram as regras.
A Microsoft confirma ainda que vai reembolsar quem comprou uma destas apps e que vai alargar a equipa que analisa as apps antes de estas entrarem na loja.
As novas regras entraram em funcionamento em abril, mas ainda existem aplicações como a ”Faceboo Twitter Instagram YouTube World Champs” que tem o propósito claro de enganar o utilizador e levá-lo a fazer o download.
Alguns developers confirmaram ao ArsTechnica que as novas regras entraram em vigor, mas também deixaram o alerta de que parece que já não existem seres humanos a aprovar a entrada destas apps na Windows Store. Atualmente, o processo demora cerca de uma hora desde que o programador sugere a sua aplicação até esta obter a certificação necessária.
A Microsoft encontra-se num dilema difícil de gerir: por um lado, pretende que os utilizadores não se sintam defraudados, mas por outro precisa de ter um volume interessante de apps para que os utilizadores se interessem.