O Windows Phone 8.1 foi apresentado pela Microsoft na conferência Build, que decorre em São Francisco, Estados Unidos. De acordo com a Microsoft, os primeiros smarphones com o novo sistema operativo vão chegar ao mercado durante este mês. Os smartphones com Windows Phone 8 deverão receber a atualização durante os próximos meses.
Entre as novidades principais, destaque para a central de notificações, a possibilidade de apps controlarem o ecrã de bloqueio e a personalização do ecrã Iniciar. Por exemplo, agora é possível escolher um papel de parede (os mosaicos ficam transparentes).
Mas a grande estrela é a chegada da Cortana, um assistente pessoal com base em tecnologia de reconhecimento de voz que, segundo a Microsoft, tem uma inteligência artificial líder de mercado. A Cortana funciona na Pesquisa do Windows Phone 8.1 e usa a base de dados do motor de busca Bing. A Microsoft garante que a Cortana é capaz de aprender com utilizador. Por exemplo, se o utilizado assim o quiser, a Cortana pode ler os e-mails, as notas e estar atenta aos contactos. Deste modo, a Cortana pode avisar o utilizador que uma reunião foi cancelada ou fazer com que o telefone só toque fora de horas quando o utilizador recebe uma chamada de alguém familiar.
Como acontece com os assistentes de carne e osso, a Cortana também pode interagir com o utilizador via texto (no campo de pesquisa) através de linguagem natural.
Na fase incial, a Cortana só vai estar disponível em versão beta nos Estados Unidos.