De acordo com o Daily Dot, a National Security Agency (NSA) tem a capacidade de espiar todos os tipos de comunicações efetuadas com um iPhone da Apple. As notícias vêm na sequência de documentos partilhados pelo investigador de segurança Jacob Appelbaum e pela revista Alemã Der Spiegel.
A NSA recorre a um programa designado DROPOUTJEEP, que lhe permite intercetar SMS, aceder a listas de contactos, localizar um telefone recorrendo a dados das torres celulares ou até ativar o microfone e a câmara do dispositivo.
Os documentos partilhados pelo investigador afirmam que a NSA tem 100% de sucesso na implantação do malware em dispositivos com iOS. Todavia, os documentos também sugerem que os agentes da NSA necessitam de ter acesso físico para instalar o mesmo. Outros documentos partilhados esta semana sugerem que a agência costuma desviar compras feitas online antes de estas chegarem ao destinatário, para implantar malware em portáteis e smartphones. Esta será uma das formas encontradas para usar o DROPOUTJEEP.
O investigador diz que há duas possibilidades relativamente a esta informação: “Ou a NSA tem uma grande coleção de exploits que funcionam nos produtos da Apple, o que significa que estão a armazenar informação acerca dos sistemas críticos que as empresas Americanas produzem e a sabotá-las, ou foi a própria Apple que os sabotou”.