Pode ser um pequeno passo para a Natureza, mas os investigadores do Inesc Tec e da Ecoinside acreditam que pode vir a ser um grande passo para a indústria portuguesa: Ecoplanner é uma plataforma que analisa os vários consumos de energia e recursos naturais numa empresa e que indica os resultados no que toca a custos e resíduos poluentes.
A plataforma não é pioneira no mundo – mas reclama o pioneirismo em Portugal. A Sorgal, uma produtora de rações de animais, vai estrear o potencial deste software com um projeto-piloto que arranca no dia 6 de junho.
Os investigadores do Inesc Tec e da Ecoinside, que criaram a aplicação em parceria, lembram que os benefícios vão além das preocupações ambientais. «O Ecoplanner permite gerir em tempo real KPI (indicadores de desempenho) de negócio e diminuir tempos de resposta às entidades reguladoras. Sendo uma verdadeira ferramenta de apoio à decisão, foi pensada para dotar as empresas da capacidade de estar constantemente a pensar e a promover o aumento contínuo da sua ecoeficiência», enaltece Joaquim Guedes, diretor Executivo da Ecoinside, num comunicado veiculado pelo Inesc Tec.
O Ecoplanner pode ser usado numa lógica de serviço baseado na Web, sendo compatível com qualquer tipo de browser. Além de revelar consumos de vários recursos numa empresa ou numa unidade industrial, a aplicação pode ser usada para identificar alternativas menos onerosas ou poluentes durante um ciclo de produção.
O Ecoplanner resulta de uma parceria entre a empresa Ecoinside, o Inesc Tec e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O novo software contou com o apoio do QREN e do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. No dia 31 de maio, esta solução vai ser alvo de uma apresentação pública no auditório do Inesc Porto.