
A versão 25 do navegador Chrome inclui a Web Speech API, uma interface de programação que permite o desenvolvimento de aplicações que reconheçam voz. A empresa está a apostar forte neste segmento, como prova também o desenvolvimento do Google Now para o sistema operativo Android. No caso do browser para computadores de secretária, a Google quer que sejam criadas apps que melhorem a pesquisa de voz ou que, por exemplo, escrevam documentos ditados pelos utilizadores ou permitam controlar personagens de jogos.
A nova versão do Chrome vai suportar também o protocolo RTC, que facilita as comunicações de voz e vídeo em tempo real, através do browser. Recentemente, a Google e a Mozilla juntaram-se para integrar esta funcionalidade nos seus browsers, noticia o The Next Web.
O Chrome 25 sugere ainda a desinstalação de extensões que tenham sido instaladas sem o consentimento prévio do utilizador e corrige 22 vulnerabilidades. Nesta versão, a Google optou por desativar o Webkit MathML dvido a uma falha grave de segurança.
A versão 25 do Google Chrome já pode ser instalada através das atualizações automáticas do browser ou pelo site www.google.com/chrome.