Chama-se ViiHaptic o software que a startup portuguesa Covii mostrou ontem em Las Vegas onde decorre a CES – a maior feira de tecnologia realizada nos Estados Unidos.
A tecnologia, segundo a empresa de Vila Nova de Gaia, permite tornar qualquer ecrã em “ecrã tátil” a um custo bastante menor do que mudar esse ecrã para um que seja feito de raiz com essa capacidade.
O ViiHaptic também permite que a interação com a superfície não implique mesmo o toque, apenas a aproximação das mãos consegue despoletar as ações programadas.
No comunicado pode ler-se: “O ViiHaptic corre nos principais sistemas operativos (Windows, Mac e Linux), é de fácil calibração e permite ainda a inserção de conteúdos em diferentes linguagens de programação.
Este produto contém inúmeras utilizações, sendo que o facto de não existir necessidade de toque no ecrã, o torne ideal para locais onde a higiene e segurança tenham de ser garantidas (ex.blocos operatórios, controlo de maquinaria) ou até para locais em que a interação de múltiplos indivíduos com um ecrã seja frequente (ex. mobiliário urbano para informação digital em aeroportos, shoppings).”.
Pode ficar a saber tudo sobre a Covii no site oficial da empresa