Chirp pode traduzir-se por chilreio de um pássaro e é isso mesmo que esta app faz. Com o Chirp o telemóvel emite um som de dois segundos, como se fosse um pássaro robótico. Outro smartphone, com a app instalada, que oiça este “canto”, reconhece-o e faz um download.
Nesta fase, os downloads podem incluir links de páginas, mensagens tipo Twitter ou ainda fotografias. Com esta solução, é possível partilhar imagens por vários telemóveis, ao mesmo tempo, sem terem de estar ligados um ao outro via Wi-Fi ou Bluetooth. «Resolvemos o problema de termos de emparelhar dispositivos para partilhar dados», explica o CEO da Animal Systems, Patrick Bergel à BBC.
A app coloca os conteúdos que o utilizador quer transmitir nos servidores da empresa e é-lhes atribuído um endereço constituído por 50 caracteres. Esse endereço é o link para download que é transmitido, via chirp. Há ainda uma lista negra de conteúdos, para evitar a partilha de material pornográfico.
Bergel adiantou ainda que o sistema pode funcionar em locais públicos com muito ruído, ou ainda, através da rádio. A concretizar-se, poderá ser possível aos emissores de rádio partilharem conteúdos com os seus ouvintes, diretamente no telemóvel.
A app para iPhone é gratuita e está prevista uma versão para Android.