
A Polícia Metropolitana de Londres ainda não desistiu de identificar os autores dos motins de agosto do ano passado – e para isso decidiu recorrer ao filão das apps para abrir uma nova via de denúncia de suspeitos que nunca chegaram a ser detidos ou julgados.
Facewatch ID é uma app, mas não é uma app qualquer, uma vez que se trata provavelmente da primeira aplicação de que permite fazer denúncias através de um simples telemóvel.
De acordo com a BBC, a nova app contém mais de 3000 fotos de suspeitos obtidas através de câmaras de videovigilância. Uma vez descarregada, esta app permite enviar o nome e a morada de suspeitos de envolvimento nos saques e nos confrontos que assolaram a capital britânica no verão do ano passado
Mark Rowley, comissário da Polícia Metropolitana de Londres, mantém o otimismo quanto ao sucesso desta app: «Tenho a esperança de que dois terços dos londrinos que têm smartphones vão descarregar esta app e ajudar-nos a identificar pessoas que ainda precisamos de inquirir».
A denúncia por telemóvel não se limita à identificação dos suspeitos de participação nos motins de Londres: além das três mil imagens captadas pelos sistemas de videovigilância, a polícia britânica pretende usar a nova app para dar a conhecer duas mil imagens de suspeitos de prática de crimes que não estão relacionados com os confrontos de agosto de 2011.