E se de repente as crianças pudessem, de facto, verem-se imergidas pelas histórias dos livros? É o que promete a Sony com o Wonderbooks, um novo sistema de livros interativos com base em tecnologia de realidade aumentada.
É, provavelmente, o sistema de livros eletrónicos mais inovador até agora apresentado. O Wonderbooks tem semelhanças evidentes com o popular jogo EyePet, onde a Sony usa uma câmara (PlayStation Eye) para captar imagem real que é depois misturada com personagens e objetos criados digitalmente.
Para demonstrar esta nova plataforma, a Sony usou o Book of Spells, o primeiro “livro” que vai chegar ao Wonderbooks. A obra tem por base o universo ficcional de Harry Potter e foi escrito em parte por JK Rowling. O jogador vai poder explorar este livro de um modo extremamente interativo. Aqui o controlador Move transforma-se numa varinha mágica e a PlayStation adiciona imagens 3D animadas sobre o livro que o jogador segura. Pelo que conseguimos perceber na demonstração, o objetivo do jogo é aprender os truques de magia que vão sendo ensinados ao longo do livro. Os movimentos com a varinha mágica virtual e os comandos de voz resultam nos truques mágicos já conhecidos da saga Harry Potter. Os efeitos são visíveis nas animações 3D que são aplicadas às folhas do livro (realidade aumentada).
A Sony acredita que o Wonderbooks vai permitir criar um novo ecossistema capaz de juntar diversão e educação. É fácil imaginar, por exemplo, livros interativos sobre ciência, onde a realidade aumentada permite mostrar gráficos 3D que explicam de modo muito mais intuitivo o que está escrito no livro de forma tradicional.