Apesar de serem os dois projetos de código aberto, os caminhos do Linux e do Android não se tinham cruzado. Agora, Linus Torvalds lançou a versão 3.3 onde os dois projetos coincidem.
Apesar de os telemóveis com Android se basearem no fundo em Linux, a Google “afastou-se” do repositório do Linux que é supervisionado por Torvalds. A grande vantagem de se misturarem os dois códigos fonte é que, se tudo correr bem, o processo de programação para estas plataformas passa a ser muito mais rápido e fácil.
Apesar de trabalhar com muitos códigos livres e dar a sua contribuição, a Google por vezes prefere trabalhar isolada, o que pode gerar algum desconforto na comunidade open source, explica a Cnet.
Já desde novembro que Torvalds tinha anunciado a sua vontade de integrar algumas partes do Android no código principal do Linux, reconhecendo que a Google tinha conseguido algo de positivo ao distanciar-se da comunidade livre para trabalhar em algo diferente. Agora, Linus quer estender a passadeira e passar a trabalhar em conjunto com a Google.