Há apenas um único requisito da app Zon Phone: ter uma conta com telefone fixo da Zon.
Para aceder ao serviço, o utilizador deverá registar-se no portal MyZon e indicar o número de telemóvel que passará a estar associado ao número fixo que tem em casa. Posteriormente, a Zon deverá enviar uma SMS com a password para o telemóvel escolhido. É esta password que deveser usada para ativar o serviço depois de descarregada a app para o telemóvel.
Numa conferência de imprensa realizada esta manhã, os responsáveis da Zon lembraram que a Zon Phone é gratuita e apenas exige que o telemóvel esteja conectado a uma rede de Wi-Fi para começar a funcionar como um telefone doméstico. A app está apta a funcionar em telemóveis de qualquer operador móvel e pode ser usada dentro e fora do País.
Uma vez conectado a uma rede Wi-Fi, o utilizador poderá fazer telefonemas com o número de telefone fixo da Zon, e com o tarifário em vigor na rede doméstica (de acordo com os responsáveis da operadora de cabo, a maioria dos clientes da Zon aderiu a tarifários que permitem chamadas entre telefones fixos sem quaisquer custos).
A Zon Phone permite ter um máximo de três telemóveis associados a um telefone fixo. Sempre que alguém liga para o "número de casa", todos os dispositivos associados a esse telefone (inclusive o próprio telefone) tocam até que o utilizador atenda.
A nova app dispõe ainda de uma funcionalidade que permite ligar para o telefone de casa a partir do telemóvel que lhe está associado – uma funcionalidade que promete reduzir custos relacionados com as chamadas entre telemóveis e telefones fixos e também com o roaming, quando os utilizadores estão no estrangeiro.
A Zon Phone disponibiliza ainda as funcionalidades que hoje já existem no telefone fixo (mensagens de voz, agenda, etc.).
A app foi desenvolvida pela empresa sueca Optimobile.
Atualmente está apenas disponível uma versão para iPhones, iPad e iPod Touch (na App Store). No primeiro trimestre de 2012, deverá ser lançada uma versão para dispositivos Android.
Os responsáveis da Zon admitiram poder vir a lançar uma versão para Windows Phone ainda em 2012, caso as quotas de mercado o justifiquem.