Um dos pontos em que a Microsoft está a apostar para a nova família Office é a capacidade de ver e editar textos independentemente da plataforma. Assim, será possível trabalhar num documento, quer usemos um smartphone, o browser (através das Aplicações Web) ou o PC.
As novas aplicações Office Web possibilitam ver e editar documentos sem que seja necessário ter qualquer aplicação instalada, ao mesmo tempo que se mantém a formatação original do trabalho.
No campo das novidades das aplicações, a Microsoft afirma que deu especial atenção aos pormenores que poupam tempo aos utilizadores.
Um dos exemplos dados é a capacidade de o Outlook perceber que num conjunto de endereços de e-mail um deles não pertence à mesma categoria, avisando o utilizador para o facto. A ideia é evitar que um determinado e-mail destinado, por exemplo, apenas a colaboradores da empresa vá, por engano, para outro destinatário.
Outra novidade são as ferramentas de edição de vídeo do PowerPoint, que permitem cortar partes do vídeo ou adicionar bookmarks sem ser necessário usar software específico de edição.