A China State Shipbuilding Corporation (CSSC) mostrou um modelo do drone submarino que desenvolveu para realizar diferentes missões, incluindo atacar embarcações inimigas, pois tem capacidade para transportar torpedos. O drone não precisa de ser tripulado e é capaz de alcançar 3956 quilómetros. Este veículo pode ainda ser reconfigurado para servir diferentes objetivos, como servir de apoio em operações especiais, espalhar minas ou outro tipo de atividades.
O submarino foi desenhado para operar a profundidades entre os 300 e os 45 metros e, de acordo com algumas fontes, é uma iteração do modelo protótipo mostrado pela CSSC em 2017, noticia o Interesting Engineering.
O modelo agora revelado mostra, no corte lateral, um tubo de torpedo, um conjunto de baterias central, sistemas de propulsão e sistemas de missão, alem de um mastro que pode ser recolhido, localizado na traseira. Os detalhes mostrados pela CSSC revelam três configurações possíveis: Tipo A, capaz de transportar 8 a 12 torpedos, Tipo B, que pode suportar seis a oito mergulhadores de operações especiais com o seu equipamento e Tipo C que pode transportar oito a 12 minas ou quatro UUV (de Unverwater Unmanned Vehicle, ou drone aquático).
A comunicação com os operadores humanos é feita por satélite e por ligações aquáticas submarinas e o mastro na traseira ajuda na transmissão de dados. Este modelo é capaz de atingir uma velocidade de 20 nós e navega em velocidade cruzeiro à superfície a até oito nós e seis nós debaixo de água. Em termos de alcance, pode chegar aos 3650 quilómetros debaixo de água e aos 18 mil quilómetros à tona da água.
A utilização de uma propulsão única permite ao submarino ser usado com um nível de ruído reduzido. Ainda não há confirmação da chegada de um destes submarinos ao mercado.