A Transsion talvez (ainda) seja desconhecida para muitas pessoas, mas vendeu 28,5 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2024, afirmando-se como a quarta empresa que mais vende a nível global – e apenas atrás da Samsung, Apple e Huawei. A tecnológica chinesa teve um aumento de vendas de 85% em relação ao mesmo período do ano de 2023, segundo dados das empresas de análise de mercado IDC e da Canalys, sendo, de longe, aquela que mais cresce atualmente.
A Transsion teve uma quota de mercado (entre as empresas que vendem smartphones) de 9,9% neste período, o que representa uma subida de 5,7% ao relação ao período homólogo de 2023.
Já em 2023 a marca tinha registado um total de 94,9 milhões de smartphones vendidos, o que corresponde a um aumento de 30,8% em relação a 2022.
Olhando para dados mais antigos e fazendo a comparação entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022, percebemos que já existia uma tendência de subida. No último trimestre de 2023 a marca vendeu 28,2 milhões de telemóveis, garantindo uma quota de mercado de 8,6%, enquanto que no mesmo período de 2022 a Transsion tinha registado vendas de 16,7 milhões de equipamentos, enquanto que a quota de mercado nesse período fixou-se em 5,6%. A subida das vendas anual foi de 68,6%, segundo dados do IDC.
A Transsion não tem os seus clientes apenas no mercado doméstico, já que é a marca que mais smartphones vende em África, desde 2017. A tecnológica controlava no ano passado 48% do mercado africano, tendo vendido cerca de 8,6 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2023, enquanto que, por exemplo, a Samsung detém apenas 26% da quota de mercado, de acordo com o site Bamboo Works.
Fundada em 2006 na cidade chinesa de Shenzen, e com grande influência no mercado asiático e africano, a Transsion é detentora de marcas de smartphones como a Itel, Tecno, Infinix, a marca de serviços pós-venda Carlcare, e ainda a marca de acessórios Oraimo.