A AutoFlight realizou com sucesso o voo de um táxi aéreo entre as cidades chinesas de Shenzhen e Zhuhai, sobre o rio Pearl, numa demonstração da sua tecnologia de topo e num percurso realizado em ambiente altamente complexo, dada a proximidade de múltiplos aeroportos internacionais e o facto de ser uma área densamente povoada, com cerca de 86 milhões de habitantes entre as cidades. Nesta fase, o voo foi realizado sem qualquer pessoa a bordo, com a organização a estimar ter a autorização para este tipo de voos dentro de dois anos.
A AutoFlight é pioneira no segmento dos eVTOL (de Vertical Take Off and Landing), ou seja, nos veículos elétricos capazes de descolar e aterrar na vertical, não necessitando de uma pista. A empresa fez o voo com o seu táxi aéreo Prosperity, que tem capacidade para levar cinco passageiros, ligando Shenzhen e Zhuhai através do delta do rio Pearl, numa distância de 50 quilómetros. Se escolhessem ir de carro, o percurso demoraria três horas. De táxi aéreo foram apenas vinte minutos. Este feito marca a primeira vez em que um eVTOL foi usado com sucesso numa travessia sobre água e ligando duas cidades, explica o comunicado de imprensa.
A empresa contou com o apoio do governo regional que pretende desenvolver a “economia de baixa altitude”, encarando o tráfego aéreo como estratégico e querendo abrir milhares de vertiportos e inaugurar centenas de rotas de eVTOL nos próximos tempos. Esta solução pode vir a ser aplicada ao transporte de passageiros, turismo, logística e serviços de emergência, bem como ao transporte de carga.
A AutoFlight já recebeu encomendas para fornecer cem unidades do Prosperity, um veículo desenhado por Frank Stephenson, o designer de revolucionou a Mini e o Fiat 500.