A Meta, dona do Facebook e do Instagram, anunciou que vai ter uma modalidade paga para acesso às plataformas em que, mediante uma mensalidade, o utilizador pode aceder às suas redes sem anúncios publicitários. Na versão de computador, a mensalidade custa 9,99 euros e nas versões móveis custa 12,99 euros, com a Meta a explicar que a diferença de preços se deve às comissões cobradas pela Apple e pela Google pelos pagamentos dentro das suas lojas.
Até março, estas mensalidades vão cobrir todas as contas de Facebook e Instagram ligadas. A partir daí, a Meta vai cobrar seis euros por conta adicional na versão PC e oito euros por conta adicional nos smartphones, noticia o The Guardian.
A criação desta modalidade paga surge depois da decisão do tribunal de topo da União Europeia de que a Meta não pode usar dados pessoais para apresentar publicidade dirigida a não ser que tenha obtido o consentimento prévio. A publicação da Meta refere que “acreditamos numa Internet suportada por anúncios, o que dá às pessoas acesso a produtos personalizados e serviços, independentemente do seu estatuto económico” e salienta depois que respeita “o espírito e propósito destas regulações europeias que estão a evoluir”.
Ao abrigo do Digital Markets Act, a Meta vai ter de obter consentimento explícito dos utilizadores antes de usar os seus dados pessoais para fins publicitários. A opção paga vai “equilibrar os requisitos dos reguladores europeus, enquanto dá aos utilizadores a escolha e permite à Meta continuar a servir todas as pessoas”.
A modalidade paga deve estar disponível já a partir de novembro.