O crescimento em tecnologia em Portugal vai ser mais lento este ano, com a IDC a estimar um aumento de 0.8% influenciado principalmente pelo ajuste nas vendas de computadores, tablets, wearables, telefones e monitores, mas também pelo abrandamento de alguns investimentos, devido ao aumento das taxas de juros e à incerteza económica. Mais de 70% dos 5,3 mil milhões de euros investidos este ano serão realizados em tecnologias de terceira plataforma, como cloud computing, big data, cibersegurança e Inteligência Artificial.
Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal, afirma que “a inovação é a única forma de conseguirmos mudar o status quo, de criar valor e resolver problemas, até mesmo em contextos financeiros e geopolíticos adversos, tais como a inflação e a guerra. Por essa razão, acreditamos que a Transformação Digital vai representar 50% de todo o investimento nacional em TIC até o final de 2025”, cita o comunicado de imprensa.
Após os crescimentos anuais de 17,8% e 4,4% em 2021 e 2022, este ano o crescimento deve ficar-se pelos 0,8%. Neste contexto, as empresas mais fortes e resilientes são as que iniciaram a transformação para o digital há anos, antes da disrupção dos últimos três anos. Entre 2021 e 2022, o crescimento assentou no efeito pandemia, que levou a sociedade no geral a adaptar-se a uma nova realidade, com um ciclo de renovações de hardware e software, não só ao nível dos consumidores (como alunos a ter aulas à distância), como também das empresas (com a popularização do modelo de trabalho remoto).
Os mercados tecnológicos em destaque este ano vão ser a cloud (855 milhões de euros e um crescimento de 20,6%), a cibersegurança (com 302 milhões e um crescimento de 13,9%) e a área de big data e analytics (370 milhões de euros, mais 11,3%). Na Inteligência Artificial encontramos um investimento de 92 milhões de euros, mais 24,6% do que no ano anterior.
As conclusões da IDC foram partilhadas na 26a edição do IDC Directions 2023, no Centro de Congressos do Estoril, visitada por mais de três mil pessoas.