Durante o período 2022-2027, a taxa de crescimento anual das vendas dos smartphones dobráveis vai ser superior ao dos telefones de formatos mais tradicionais. A IDC estima que em 2027 sejam vendidas mais de 48,1 milhões de unidades de telefones com ecrã dobrável (formato fold, ao estilo livro, e formato flip, ao estilo concha, e novos formatos que venham a surgir), só nesse ano.
A consultora prevê que estes smartphones de formato inovador tenham 3,5% de quota de mercado nessa altura, mais do que os 1,2% que detinham em 2022 e que esse segmento venha a valer 42 mil milhões de dólares (cerca de 38,5 mil milhões de euros ao câmbio atual).
Várias melhorias introduzidas pelos fabricantes, maior durabilidade e um preço de venda mais baixo são alguns dos fatores apontados pela IDC para explicar a maior atração que os smartphones dobráveis vão exercer sobre os consumidores.
Anthony Scarsella, gestor de investigação da IDC, explica que “o mercado de smartphones dobráveis acabou em ligeira alta face ao previsto, à medida que os consumidores começam a abraçar o novo formato (…) Uma quebra de 10% do preço médio de venda ajudou o mercado a crescer 75,5% em 2022, na medida em que estes telefones se tornaram mais acessíveis em numerosos mercados. Com novos fabricantes e modelos a entrar na corrida este ano, antevemos um crescimento de 50,5% em 2023, enquanto o mercado global de smartphones deve contrair 1,1%”.
Leia o estudo completo da IDC aqui.