A Bosch acredita estar no bom caminho no que diz respeito à eletromobilidade, com a previsão de atingir seis mil milhões de euros em vendas neste setor em 2026. A empresa espera que as vendas de computadores de veículos cheguem aos milhares de milhões em meados desta década e, de acordo com Stefan Hartung, presidente do Conselho de Administração da Bosch, “conhece bem o software e o hardware e está a utilizar novas tecnologias para tornar o veículo definido por software uma realidade”.
Apenas em computadores para assistência ao condutor e infotainment, a empresa espera vendas de três mil milhões de euros em 2026. No setor de negócios de mobilidade, espera-se que as vendas cresçam 10% em 2023, aumento que reflete efeitos de preço, mas também crescimento acentuado de volumes.
A empresa pretende posicionar-se como uma empresa de software de mobilidade, enquanto desenvolve ainda mais a experiência em hardware, explica o comunicado de imprensa. A empresa tem 38 mil programadores de software apenas nas operações de mobilidade, mais do que qualquer outra empresa na indústria automóvel.
No âmbito da participação na IAA Mobility, em Munique, a Bosch revelou que os veículos definidos por software exigem um arquitetura eletrónica e de TI nova e centralizada, assumindo-se como uma das poucas empresas que está a desenvolver esta arquitetura e que sabe controlar a interação entre a eletrónica automóvel e a cloud.
“Estamos habituados com atualizações constantes nos nossos dispositivos inteligentes. Os carros também deverão poder receber novas funções a qualquer momento, independentemente de quaisquer reformas ou mudanças de modelo”, afirmou Markus Heyn, o presidente do setor empresarial de Mobilidade, destacando que “isso acontece porque o software é a chave para melhorar ainda mais a conveniência e a sustentabilidade”.
De uma forma mais ampla, o software representa outros papéis fundamentais, sendo capaz de identificar a origem e a condição das baterias, de orientar os utilizadores nas etapas do processo de reciclagem destas e permitindo a desmontagem rápida e segura das baterias.
A Bosch marca presença na IAA Experience, em Munique, com painéis de especialistas marcados para os dias 6 e 7 de setembro, a possibilidade de se fazerem vários testes nas bicicletas elétricas e ainda uma demonstração do moveID, um projeto liderado pela Bosch dentro da família de projetos Gaia-X 4 Future Mobility.