As vendas de computadores continuam em trajetória descendente, com a diferença de que a quebra neste trimestre face à da época festiva é ainda mais acentuada. Os dados da IDC e da Canalys convergem e apontam para quebras de 29 a 33%, com todos os grandes fabricantes a serem afetados. A HP é a que sofre ‘menos’, com 24% de redução face ao primeiro trimestre do ano passado e a Apple é que leva o maior golpe, com menos 40%. Asus, Dell e Lenovo passam com uma redução média de 30%, noticia o Engadget.
Para a redução, continuam a ser apontados motivos como a incerteza económica e a redução do trabalho remoto.
Embora o cenário esteja negro atualmente, as consultoras estimam que esta tenha sido a pior quebra de 2023 e que a recuperação deva começar já no segundo trimestre do ano. Entre as razões apontadas para a recuperação do segmento estão o envelhecimento do parque informático que deve ‘pedir’ atualizações e as empresas que devem migrar para o Windows 11.
Do lado dos fabricantes, é expectável uma aposta na continuidade e na segurança, em vez de arriscarem com designs mais invulgares e arrojados.