A Tesla revelou no domingo que colocou mais 422 875 veículos nas mãos dos clientes entre janeiro e março, um aumento de 4% face ao trimestre anterior e 36% acima do registado no primeiro trimestre do ano passado. O objetivo global para o ano de 2023, assumido por Musk em janeiro, é a entrega de dois milhões de carros, um aumento ambicioso face aos 1,3 milhões vendidos em 2022.
A estratégia de redução de preços contribuiu para um aumento de interesse dos mercados, mas ainda assim o ritmo de vendas tem vindo a diminuir. Gene Munster, da Deepwater Asset Management, afirma à Reuters “se não tivessem feito estes cortes nos preços, seria feito. Julgo que isso nos diz que a economia está a tornar-se difícil”.
Numa análise à mediana de estimativas de diferentes fontes, Wall Street esperava que a Tesla entregasse 432 mil viaturas neste trimestre, o que significa que a fabricante falhou. No entanto, outras fontes ouvidas pela Bloomberg esperavam a entrega de 421 164 carros, o que equivale a dizer que a Tesla bateu essas metas. Segundo a Tesla, há um “consenso global de mais de 20 analistas” que estimavam a entrega de 421 500 viaturas.
A produção foi acima dos carros entregues aos consumidores, com a marca a fabricar um total de 440 808 carros.
A Tesla não comenta se irá continuar a reduzir os custos, como forma de manter um bom ritmo de vendas.