Chegar, ver e vencer. Este é o resumo indicado para a prestação avassaladora da China nas Olimpíadas de Informática – os quatro elementos da delegação chinesa conquistaram os quatro primeiros lugares da competição. Aliás, os alunos chineses que ficaram no topo da classificação conseguiram mesmo um desempenho perfeito, atingindo a pontuação máxima nos seis desafios existentes. Jiangqi Dai e Shaoxuan Tang foram os grandes vencedores, ao terem ficado em ex aequo no primeiro lugar.
EUA (5º e 8º lugares), Canadá (6º lugar), Ucrânia (7º lugar), Rússia (9º lugar) e Irão (10º lugar) são os países com alunos que integram o restante top 10 das Olimpíadas Internacionais de Informática.
Portugal também participou na competição e foi representado por Tiago Marques (aluno do 12º ano do Colégio Internato Claret), Jorge Costa (aluno do 12º ano do Colégio de Santa Doroteia), Tomás Faria (aluno do 9º ano do Colégio Moderno) e Tiago Sousa (aluno do 11º ano da Escola Secundária de São João do Estoril).
O resultado dos alunos portugueses não foi suficiente para conquistar qualquer medalha (nas Olimpíadas da Informática, as medalhas de bronze, prata e ouro são atribuídas a quem conseguir atingir determinadas pontuações no somatório de todos os desafios), mas Tiago Marques e Jorge Costa conquistaram duas menções honrosas na competição. Tiago Marques foi também o melhor português nesta edição da competição, ao ter ficado em 200º lugar.
As Olimpíadas Internacionais de Informática realizaram-se na semana passada nas Filipinas e contaram com 349 participantes de 88 países.