Os analistas, como os da Refinitiv, estimavam que a Amazon fosse reportar lucros na ordem dos quatro mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2022. No entanto, a revelação dos resultados surpreendeu os mercados e os 3,8 mil milhões de perdas resultaram numa queda de 10% também no preço das ações da empresa.
Andy Jassy, CEO da Amazon, refere em comunicado que “a pandemia e a guerra na Ucrânia trouxeram um crescimento invulgar e novos desafios”. A empresa justifica estas perdas com o falhanço de 7,6 mil milhões de dólares no investimento no fabricante de automóveis elétricos Rivian Automotive.
Apesar das perdas, a Amazon registou um crescimento de 7% no período, para os 116,4 mil milhões de dólares, acima do esperado pelos analistas, mas abaixo dos 9% registados no último trimestre de 2021. A empresa estima que o crescimento da receita vai abrandar nos próximos trimestres, para valores entre os 3 e os 7%, noticia a CNN.
“As nossas equipas estão focadas em melhorar a produtividade e ser mais eficientes em termos de custos nas nossas redes de distribuição (…) Isto pode demorar algum tempo, particularmente porque estamos a trabalhar sobre um cenário inflacionário e de pressão na cadeia de fornecimento, mas vemos progressos encorajadores em diferentes dimensões da experiência do cliente”, complementa o diretor executivo.
Inflação, aumento do preço dos combustíveis e constrangimentos laborais levaram a um aumento de custos estimado em dois mil milhões de dólares, justificou o diretor financeiro da empresa, Brian Olavsky.
Além da apresentação destes resultados financeiros, também a situação laboral na Amazon não está fácil, com a organização a ter de lidar com diversas situações denunciadas pelos funcionários, que exigem melhores condições de trabalho e de pagamento e que estão a continuar movimentações em direção à sindicalização.