As colmeias robóticas da Beewise ajudam a proteger as abelhas das consequências das alterações climáticas. A empresa israelita garantiu agora mais 80 milhões de dólares provenientes de fundos privados, fazendo o total já angariado subir para os 120 milhões de dólares.
A forma de praticar agricultura da Beewise, com recurso a soluções tecnológicas avançadas, permitiu salvar mais de 160 milhões de abelhas só no ano passado. As colmeias robóticas têm controlo de clima no interior e usam sistemas automatizados para colheitas, sendo alimentadas por painéis solares, explica a Reuters. Há ainda uma solução de Inteligência Artificial integrada que permite detetar ameaças, como pragas ou pesticidas, nas proximidades da colmeia, para desencadear respostas por parte dos agricultores e de quem explora estes locais.
A Beewise lembra que as alterações climáticas que se fazem sentir colocam em perigo as abelhas e que o trabalho de polinização das pequenas ‘trabalhadoras’ é essencial para a vida no planeta, uma vez que 30% de toda a alimentação mundial e mais de 70% dos vegetais, frutas, sementes e frutos secos dependem deste processo.