A Lamborghini vai estrear-se no mundo do blockchain ao lançar o seu primeiro NFT no próximo mês de fevereiro. Atualmente focada em produzir carros desportivos híbridos e elétricos, a marca anunciou que vai leiloar uma série de NFTs que produziu em colaboração com o artista suíço Fabian Oefner, a NFT Pro e a Sotheby’s.
Com um tema astronómico, a imagem de Oefner mostra um Lamborghini a decompor-se em componentes principais no espaço. Segundo a publicação The Verge, cada leilão vai durar 75 horas e 50 minutos, “o tempo exato que a Apollo 11 demorou a deixar a Terra e a entrar na órbita da lua”, disse a empresa.
O projeto teve início com Oefner a estudar os planos de engenharia do Lamborghini Aventador Ultimae e a criar um esboço da imagem final. Com base nesse esboço, a Lamborghini preparou todas as peças e componentes para produção, e a equipa do artista fotografou-as num estúdio improvisado na linha de produção da marca. De regresso aos Estados Unidos da América, onde o artista mora e trabalha, este combinou as imagens como desenhado no esboço, tendo demorado dois meses a finalizar o projeto.
Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini, justificou a estreia da marca nos NFT em comunicado à publicação The Verge, e disse que “a comunidade NFT é bastante jovem e orientada para a inovação” e que “têm valores ou interesses semelhantes aos da Lamborghini como empresa ou da comunidade Lamborghini em geral”. Esta decisão foi ainda influenciada pela circulação de NFTs falsos que alegavam ser oficiais da Lamborghini, e Winkelmann destacou que esta é também uma oportunidade para a empresa verificar a oportunidade financeira em NFTs e outros ativos digitais.
A Lamborghini quer manter a integridade da marca e, para isso, não planeia aceitar bitcoin ou qualquer criptomoeda como pagamento pelos seus veículos. Nestes leilões vai ainda vender o conjunto de “chaves espaciais” de fibra de carbono que a empresa enviou para a Estação Espacial Internacional em 2020.