A Visa anunciou que quer ajudar clientes bancários, comerciantes e bancos centrais a perceber melhor os conceitos e mecânica das criptomoedas e dos NFT e que vai disponibilizar um serviço de consultoria especializado para este efeito. A equipa vai atuar de diferentes formas, desde formações a ajudar a gerir os bastidores das operações financeiras.
Um estudo global recente da Visa mostra que 40% dos detentores de criptomoedas admitem que irão provavelmente ou muito provavelmente mudar de banco principal para uma instituição que ofereça produtos relacionados com ciberdivisas, noticia a Reuters. Este relatório ajuda a sustentar a criação desta equipa para que as organizações se adaptem a esta nova realidade, de forma a não perderem clientes.
Vasant Prabhu, responsável financeiro da Visa, explica que para que as criptomoedas como a bitcoin possam ser usadas como meio de troca, é necessário que tenham mais estabilidade: “se o preço vai flutuar de 60 mil para 50 mil dólares em poucas horas, é muito difícil que um comerciante a aceite como moeda (…) Não sei se as criptodivisas como a bitcoin se irão tornar meio de troca. As stablecoin, sim, irão”.
Os novos serviços de consultoria da Visa devem começar a ser disponibilizados ainda este ano.