“Pensamos que é um momento realmente significativo. O E-Commerce é uma grande oportunidade para a TikTok e é algo em que investimos significativamente”, assume Rich Waterworth, diretor geral da empresa para o Reino Unido e EUA, na antevisão do primeiro grande evento da plataforma virado para as compras online. Os dados da Insider Intelligence corroboram esta tendência dos utilizadores, especialmente em tempo de pandemia, com os EUA a registarem um aumento de compradores online de 25% para os 80 milhões e previsões de mais crescimento para cima dos 100 milhões em 2023. Para a TikTok, a aposta passa por um evento no Reino Unido onde pretende juntar conteúdos criativos, entretenimento e as compras associadas a esta época.
A expetativa da TikTok é conseguir juntar dois tipos de utilizadores da sua plataforma: “as pessoas que têm interesses comuns ou que adoram um criador ou um produto, estas comunidades juntam-se e tornam a experiência de encontrar e desfrutar destes produtos mais interessante. Então, quando juntamos estas duas partes, o poder da TikTok e da comunidade e das marcas… é muito excitante”, considera Waterworth.
A rede social conta já com mais de mil milhões de utilizadores e quer entrar no segmento do live shopping, com os criadores de conteúdos a publicitarem produtos e marcas e os utilizadores a terem possibilidade de os comprar diretamente. As ‘compras sociais’ vão ser um grande prémio para este segmento, vaticina o diretor da TikTok. “É incrivelmente rápido, fácil e imediato. Remove todas as barreiras (…) Não o vemos como comprar, é parte de uma conversa com alguém, que é algo que experienciamos menos nas lojas físicas hoje em dia”, cita a BBC.
A TikTok consegue ganhar dos dois lados, ao retirar uma percentagem sobre as vendas que são feitas no site e ainda pela publicidade paga pelos anunciantes e pelos criadores de conteúdos.