Hoje é dia de Black Friday e a maioria das marcas aposta nas promoções e nos descontos dos seus produtos, o que leva ao aumento da procura e do consumo por parte dos consumidores. Há, no entanto, marcas que se opõem a este consumismo e que preferem apoiar causas sociais, como é o caso das marcas portuguesas Leroy Merlin e Ownever.
Por um planeta mais verde
A Leroy Merlin preferiu apostar na Green Week como alternativa e apela ao consumo sustentável e responsável. Sem descontos nos produtos, convidaram ativistas, influencers e especialistas a ajudar a tornar o planeta mais verde e lançaram a iniciativa “Andando pelo Planeta”, onde todos aqueles que queiram contribuir têm apenas de descarregar a aplicação UPNDO, associar o código “GREEN” e praticar atividade física. Em parceria com o Just a Change, instituição que ajuda os mais carenciados, todo o movimento vai transformar-se em doações para reabilitar casas de forma sustentável. A aplicação monitoriza a atividade praticada que corresponde a uma contribuição sempre visível. No final, basta escolher o projeto a apoiar.
De acordo com o comunicado, a marca compromete-se a realizar um cálculo das Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) diretamente relacionadas com a realização da Green Week durante estes sete dias e a totalidade de emissões será compensada, contribuindo para a neutralidade carbónica prevista no Pacto Climático de Glasgow. Este processo será todo sujeito a uma auditoria externa independente, refere a Leroy Merlin em comunicado.
Carreiras profissionais para todas as mulheres
A Ownever, marca de artigos de luxo, aumentou os preços em 10% ao invés de baixar. Oponente do fast-fashion e do consumismo, a marca apostou em apoiar mulheres desfavorecidas a terem mais sucesso nas suas carreiras profissionais.
Durante a Black Friday, 20% do valor de qualquer compra reverte para a associação Dress for Success, uma associação portuguesa com o objetivo de ajudar mulheres desprivilegiadas a atingir os seus objetivos profissionais através da oferta de roupas e acessórios de boa qualidade, de aconselhamento profissional e do desenvolvimento de competências profissionais. Eliana Barros, fundadora da marca Ownever, cita, em comunicado, que esta é também uma iniciativa importante para “perceber que a desigualdade salarial é uma realidade”.