A Meta está a testar uma nova funcionalidade na sua plataforma Facebook que permite ao utilizador personalizar o seu feed de notícias. O teste está apenas disponível para alguns utilizadores, mas prevê-se que, em breve, sejam mais as pessoas a conseguir ajustar as suas preferências para aumentar ou reduzir a quantidade de conteúdo de amigos específicos, familiares, grupos e páginas.
Ao longo dos últimos anos, o Facebook ajustou várias vezes a forma como o feed de notícias era apresentado aos seus utilizadores, priorizando alguns conteúdos, e a qualidade e quantidade destes, em relação a outros. Depois de nem todos os utilizadores demonstrarem contentamento com estes ajustes, ou com a falta deles, a rede social dá agora a possibilidade de os utilizadores terem “mais controlo sobre o feed de notícias, para que vejam mais o que querem e menos o que não querem”, disse a empresa, de acordo com a publicação The Verge.
Além disso, será também possível encontrar de forma mais fácil as opções “reconectar”, “suspender” e “parar de seguir”, e será possível excluir alguns anúncios de tópicos como “notícias e política”, “crime e tragédia” e “questões sociais debatidas”. A ex-trabalhadora do Facebook, Frances Haugen, que ficou conhecida por divulgar informações comprometedoras da Meta, acusou o Facebook de promover reações e não hábitos saudáveis de redes sociais, ao qual a rede respondeu limitando a expansão de anúncios sobre tópicos sensíveis.