O FC Barcelona revelou hoje que vai avançar com a venda de bens digitais sob a forma de NFT “baseados em alguns dos momentos históricos do clube”. As transações vão ser feitas em leilões através da plataforma Ownix, um novo mercado baseado na moeda digital Ethereum.
Um “comité especial” vai selecionar os momentos mais marcantes que depois serão cunhados e disponibilizados, primeiro, como peças únicas e depois como itens de edição limitada ou coleções.
Não se conhecem, para já, muitos detalhes sobre esta iniciativa, uma das primeiras do género neste segmento. No caso do FC Barcelona, é pública a crise financeira pela qual passa o clube, com estimativas de que as dívidas possam ascender aos 1,5 mil milhões de euros e que já obrigou a vendas, nomeadamente a de Lionel Messi para o PSG no último defeso. Assim, a entrada no segmento das NFT pode proporcionar uma oportunidade financeira única e ajudar o clube a equilibrar as suas contas.
A Ownix é uma plataforma relativamente desconhecida, mas está a ganhar um lugar de destaque, tendo já disponíveis alguns itens relacionados com o universo de Squid Game ou de Batman, por exemplo.
Alguns clubes desportivos já começaram diferentes iniciativas no universo das criptomoedas, com a grande aposta ter sido nos Fan Tokens da Socios, uma empresa que oferece aos clubes a possibilidade de cunhar as suas próprias moedas e usá-las de forma a interagir com a sua base de apoio. Ao comprar um destes tokens, o utilizador consegue, por exemplo, ter poder de voto em perguntas lançadas pela direção do clube, entrar em concursos ou acesso a outras formas de participação ativa na vida da organização.