Para responder às solicitações do mercado, a NOVA IMS, a escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa, inicia este ano letivo uma licenciatura em Ciência de Dados. Com 40 vagas disponíveis, já em julho o ‘dean’ da escola, Pedro Saraiva, antecipava uma enorme procura: “O curso deverá atrair bons alunos, com médias elevadas”, disse à Exame Informática.
A nova Licenciatura em Ciência de Dados (LCD) é o vértice que faltava para completar o “triângulo mágico”, do qual fazem parte também as licenciaturas em Gestão da Informação e Sistemas e Tecnologia de Informação, estando direcionada para o uso e desenvolvimento de ferramentas de Inteligência Artificial num ambiente de Big Data. Serão ainda privilegiadas as componentes ética e deontológica. “O ano de estreia da nova licenciatura foi auspicioso e dificilmente poderia ter corrido melhor. O número de candidaturas foi cerca de dez vezes superior ao número de vagas”, explica a Faculdade em comunicado. Relativamente à média de entrada, a classificação do colocado na primeira fase foi de 16,1 valores, correspondendo à “mais alta de toda a Grande Lisboa e a segunda mais alta do País”. Estes resultados confirmam que esta se trata de uma área fundamental, com inúmeros fins. O curso contou também com uma elevada procura por estudantes internacionais.
A segunda fase de candidaturas começou na passada segunda-feira, 27 de setembro e irá decorrer até 08 de outubro.
Para Pedro Saraiva, Diretor da NOVA IMS, “este é um momento de orgulho para todos nós na NOVA IMS, e acredito que a instituição está de parabéns, com especial destaque para aqueles que dentro e fora da
NOVA IMS ajudaram a desenhar e acreditar uma nova licenciatura e promover este nosso triângulo virtuoso de ofertas de primeiro ciclo, esforços que agora se refletem nos indicadores acima referidos.
Vamos acolher este novo conjunto de 150 alunos, oriundos de todo o País, de Bragança a Faro, e incluindo Açores e Madeira, a que se juntam mais cerca de 10 alunos internacionais, de 10 países diferentes, num claro sinal da capacidade de atração e da boa reputação que a NOVA IMS tem vindo a construir. É verdadeiramente extraordinário que as nossas licenciaturas tenham todas uma classificação mínima de
entrada acima de 16 valores e que o rácio entre o número de candidatos e de alunos colocados seja de sensivelmente dez para um em cada uma das nossas licenciaturas”.