Já fez as contas à energia que gasta para ver televisão? Pois, foi o que a Selectra, empresa especializada em comparar custos de energia e telecomunicações fez, usando como exemplo a série A Casa de Papel, cuja quinta temporada estreia brevemente no Netflix.
De acordo com as contas da Selectra, o consumo médio dos televisores é 115 watts, o que representa um custo médio por hora entre 1,3 e 2,6 cêntimos de energia, dependendo do horário e do tarifário (horas ponta, de vazio ou simples).
Para fazer uma maratona da série A Casa de Papel (cerca de 30 horas), a Selectra estima um preço médio entre 40 e 80 cêntimos.
O que significa que o custo energético de ver televisão em horas de ponta pode ser o dobro do custo associado a ver televisão em horas de vazio. No caso da visualização de apenas uma série, a diferença de valor não é significativa. No entanto, se extrapolarmos os valores calculados para a utilização total do televisor, a poupança mensal pode chegar a alguns euros se os utilizadores optarem por usarem as horas mais económicas de um tarifário bi-horário.
A Selectra recorda ainda que os custos energéticos do streaming podem ser substancialmente mais baixos se os espectadores optarem por usarem computadores portáteis, tablets ou smartphones.