Primeiro e último nome, data de nascimento, número de Segurança Social ou da carta de condução de 49 milhões de clientes da T-Mobile caíram nas mãos de piratas informáticos que atacaram os sistemas da operadora de telecomunicações.
Os hackers perpetraram um dos maiores ataques da história da T-Mobile e conseguiram dados de mais de 7,8 milhões de clientes de tarifários pós-pagos. O restante saque inclui dados de antigos clientes ou de prospetos que se registaram para um tarifário a crédito, noticia o ArsTechnica. Entre os dados roubados, os piratas conseguiram obter nomes, números de telefone e códigos PIN de outros 850 mil clientes ativos da operadora.
A T-Mobile salienta que nenhuma da informação roubada incluía dados financeiros, números de cartões de crédito ou de débito ou outros detalhes de pagamentos. A empresa salienta que está a trabalhar com especialistas da área e com as autoridades e que já encerraram o ponto de acesso explorado pelos piratas.
A operadora vai oferecer dois anos de serviços de proteção de identidade da McAfee, recomenda que os clientes com cartões pós-pagos alterem os códigos PIN, disponibiliza as funcionalidades de Account Takeover Protection e publica uma página online onde pretende oferecer mais informações sobre o ataque aos utilizadores.
As notícias do ataque surgiram no fim de semana, com uma pessoa a publicitar a venda de mais de cem milhões de registos de clientes da T-Mobile. Não se sabe se a informação roubada está a ser usada para outro tipo de crimes de roubo de identidade até agora.