A Binance, maior exchange mundial de criptomoeda, anuncia que vai disponibilizar em junho o Binance NFT, um mercado digital de NFTs, tokens não-fungíveis. Este mercado vai suportar exposições de artistas e juntar artistas, criadores e entusiastas das cibermoedas, pretendendo tornar-se o mais importante destino para NFTs e colecionáveis digitais de todos os tipos, desde artes visuais e videojogos, passando pela música ou desporto.
“Este novo marketplace partilhará o mesmo sistema de contas da Binance.com, permitindo aos utilizadores ceder ao novo mercado digital juntamente com as outras ofertas do ecossistema Binance”, explica o comunicado de imprensa. Helen Hai, a responsável da empresa por esta aposta, refere que o objetivo é “fornecer a maior plataforma comercial de NFTs do mundo com a melhor experiência de cunhagem (minting), compra e troca, alavancando as soluções mais rápidas e mais baratas alimentadas pela comunidade e infraestrutura blockchain da Binance”.
A empresa pretende ter uma série de exposições e leilões globais onde quer juntar artistas de topo e conteúdos populares exclusivos. A categoria Premium Event junta as colaborações mais procuradas, enquanto o Trading Market permite aos criadores criar facilmente NFTs por um custo mínimo.
A Binance irá cobrar uma taxa nominal de reprocessamento de 1% no Trading Market e os criadores ou depositantes recebem também um pagamento de 1% de royalty por cada transação subsequente.
Changpeng ‘CZ’ Zhao, CEO da Binance, afirma que “na linha do nosso compromisso com a liberdade global do dinheiro e a construção de um ecossistema inclusivo, o Marketplace NFT da Binance irá também suportar criadores de pequeno valor ao oferecer aos utilizadores a mais elevada liquidez e as taxas mais baratas”.
O mercado deve estar disponível a partir de junho.