Os astronautas da NASA Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker e da JAXA Soichi Noguchi apanharam uma ‘boleia’ da Crew Dragon da SpaceX para voltar da Estação Espacial Internacional (ISS) para a Terra. A viagem durou cerca de seis horas e terminou com uma amaragem no Golfo do México às 2:56 da madrugada de domingo, hora local na Flórida. Pela primeira vez, desde dezembro de 1968, uma tripulação de astronautas norte-americanos regressa à Terra durante a noite.
A equipa de controlo deu as boas-vindas à tripulação, lembrando que “para quem está no nosso programa de passageiros frequentes, acaba de colecionar 68 milhões de milhas”. Todo o processo foi acompanhado com algumas câmaras de infravermelhos a captar os momentos e os primeiros navios de resposta apressaram-se em direção ao local do embate para soltar os paraquedas da cápsula. “Não podia ter sido uma viagem mais perfeita para a Crew Dragon Resilience”, descreveu Leah Cheshier, do departamento de Relações Públicas da NASA.
Os astronautas foram vistos imediatamente por uma equipa médica e retornaram para a costa para apanhar um avião que os levou para Houston, Texas, noticia o The Verge.
A equipa da Crew-1 esteve a bordo da ISS durante 167 dias e tinha regresso marcado para 28 de abril. O voo teve de ser adiado devido à existência de ventos fortes naquela região. As autoridades tiveram de aumentar as proteções naquela zona para evitar que curiosos se aproximassem de barco e se pusessem a si próprios e a outros em perigo.
“Todos os quatro membros estão bastante bem. Não é frequente acordar na Estação Espacial e ir dormir a Houston… A mecânica orbital e o tempo nem sempre ajudam, mas hoje ajudaram”, descreve Holly Ridings, diretora de voo da NASA.