O grupo The Most Famous Artist organizou um leilão para vender uma obra coletiva com 69 interpretações da imagem na qual vemos Elon Musk a fumar um ‘charro’ durante o programa The Joe Rogan Experience, em 2018. Os artistas aproveitaram o ‘feriado’ não convencional de 20 de abril, associado ao ‘dia da marijuana’, para promover o leilão, altura em que se marcou também o Doge Day, pelos fãs da moeda digital Dogecoin. As obras individuais foram vendidas no fim de semana por cerca de 25 mil dólares, no total, no mercado OpenSea. Cada uma estava com o preço de 420,69 RLY, num piscar de olhos aos significados dos números 4/20 (20 de abril) e 69.
A obra coletiva, com as 69 imagens compiladas, esteve em leilão nesta terça-feira, noticia o Decrypt.
“A combinação desse momento [Elon a fumar], o amor da Internet em celebrar o 20 de abril e o estado atual dos NFT – pensamos que seria a combinação ideal para o nosso projeto comunitário mais recente”, explica Matty Monahan, que lidera o grupo de artistas. “Gostamos de fazer trabalhos com que a cultura da Internet se possa identificar e pensamos ter atingido isso com o timing deste projeto, o tema e a abordagem escolhida”, complementa o artista.
Elon Musk personifica este espírito com que o The Most Famous Artist pretende trabalhar: é uma figura com um culto de personalidade enraizado, admira publicamente a Dogecoin e sua empresa investiu recentemente 1,5 mil milhões de dólares em Bitcoin.
Já os NFT, de non-fungible token, são ‘obras de arte’ digitais, únicas e irrepetíveis que podem ser compradas e trocadas através de mercados em blockchain. Uma obra de arte de Beeple neste formato foi vendida por 69 milhões de dólares em leilão e o Top Shot, da NBA, conseguiu mais de 200 milhões de dólares em vendas no mês passado com artigos destes.