A Google selecionou o CEiiA e a sua plataforma AYR para integrar o programa Impact Challenge on Climate. A plataforma, baseada em blockchain, recompensa os comportamentos neutros em carbono na mobilidade adotados pelas pessoas e comunidades, em vez de as obrigar a pagar pelas suas emissões. A AYR possibilita a criação de mercados locais voluntários de carbono nos quais os créditos digitais verdes circulam como ‘tokens verdes’. Esses créditos podem depois ser trocados por outros serviços e empresas, compensando localmente a sua pegada de carbono e contribuindo para acelerar a transição global para cidades neutras em carbono.
O CEiiA integra um grupo com outras dez entidades mundiais neste projeto da Google. Rowan Barnett, Head da Google.org para as regiões EMEA e APAC revela que “nós e o júri de peritos ficámos convencidos com o conceito inovador do AYR, onde cidadãos, comunidades e empresas são recompensados por comportamentos de mobilidade sustentável” (…) Estamos muito entusiasmados por apoiar o CEiiA para continuar a desenvolver a plataforma AYR e estamos entusiasmados para trabalhar com esta equipa”.
Já o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirma que “este projeto, ao apoiar o desenvolvimento dos Mercados Locais de Carbono, aliando o comportamento dos cidadãos à descarbonização através da tecnologia, é o exemplo das sinergias existentes entre transição verde e digital, e do seu contributo para acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono”.
O CEO do CEiiA, José Rui Felizardo, salienta que “esta é uma grande oportunidade para Portugal, e para nós CEiiA, uma vez que vem reforçar o nosso contributo ativo para este desafio planetário associado às alterações climáticas” realçando ainda a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com vários parceiros todo o mundo.
O CEiiA e outras dez entidades vão colaborar nos próximos três meses com a equipa global do Impact Challenge on Climate, passando os próximos dois anos a trabalhar na escalabilidade do AYR em cidades de todo o mundo.