Durante os próximos três anos, o CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto vai trabalhar em parceria com a empresa brasileira DESAER – Desenvolvimento Aeronáutico no projeto de uma aeronave para o transporte máximo de 19 passageiros e 2,5 toneladas de carga. O projeto é conhecido por ATL-100.
Em comunicado, o CEIIA recorda que o projeto tem em vista o desenvolvimento de um avião capaz de “endereçar as necessidades de transporte regional em áreas já adensadas e nas regiões mais remotas, necessitando de pouco apoio de infraestrutura no solo e possibilidade de aterrar em pistas curtas e não pavimentadas”.
Os mentores deste novo projeto recordam que o desenvolvimento do ATL-100 deverá ter em conta “a sustentabilidade e a aplicação de tecnologias menos poluentes”. Outra das tendências que já estão a ser equacionadas é o uso de motores elétricos. Esta aeronave poderá assumir funções civis e militares.
A fase de desenvolvimento de projeto, que arranca agora, deverá durar três anos – até chegar á fase da industrialização e comercialização. “Em todas as fases, o projeto vai ser executado por profissionais portugueses e brasileiros em infraestruturas localizadas em Portugal e no Brasil”, informa o CEIIA.