A Google terá utilizado um sistema, ao abrigo do Project Bernanke, que lhe conferiu vantagem indevida sobre os rivais no segmento de anúncios publicitários. As referências a este projeto aparecem em documentos partilhados com um tribunal do Texas no âmbito de um processo sobre concorrência desleal. Os documentos, entretanto, já foram editados para remover as referências a este projeto.
Bernanke não foi revelado aos anunciantes externos e gerou centenas de milhões de dólares de receitas em anúncios publicitários. Na prática, a Google procurou usar dados dos anunciantes que acediam ao seu mercado de anúncios para beneficiar o seu próprio sistema de publicidade. No processo judicial interposto no Texas a Google é acusada de usar táticas anticompetitivas para ter vantagem indevida e o Bernanke é apresentado como tendo um papel significativo nestas.
O The Wall Street Journal avança que a Google descreveu o Project Bernanke como “comparável a manter dados de outras ferramentas de compra”. A gigante conseguia aceder a dados históricos sobre as ofertas feitas através do Google Ads pelos rivais e, dessa forma, ajustar as suas ofertas e aumentar a probabilidade de ganhar leilões. Uma apresentação interna de 2013 mostra que a Google esperava receitas de 230 milhões de dólares nesse ano, pelo recurso ao Bernanke.
A Google já reagiu, com um porta-voz a afirmar que a acusação “representa erradamente muitos aspetos do nosso negócio e tecnologia de anúncios. Iremos apresentar o nosso caso no tribunal”.